Jogos cooperativos: o jogo e o esporte como um exercício de convivência - Fábio Otuzi Brotto
Editora: Palas Athena
Páginas: 167
Levei 11 dias para terminar o livro.
PARA ABRIR OS OLHOS E ENXERGAR COM O CORAÇÃO
Jogos Cooperativos... aperfeiçoar nossas Habilidades de Relacionamento. - pg. 19
Pedagogia Transdisciplinar, que, segundo Nicolescu (1997), está baseado em quatro aspectos: - pg. 20
Cooperação: é um processo em que os objetivos são comuns, as ações são compartilhadas e os resultados são benéficos para todos. - pg. 43
Competição: é um processo em que os objetivos são mutualmente exclusivos, as ações são individualistas e somente alguns se beneficiam dos resultados. - pg. 43
Competir ou cooperar são possibilidades de se ExerSer no Mundo. - pg. 46
O processo de ensino-aprendizagem é enriquecido quando os alunos são colocados em situações de aprendizagem cooperativa. - pg. 49
Não bastam apenas as boas intenções, elas não se constroem sozinhas; é necessário que suas correspondentes boas ações sejam arquitetadas e operados no dia a dia - pg. 58
De acordo com Terry Orlick (1989), nós não ensinamos nossas crianças a terem prazer em buscar conhecimento, nós as ensinamos a se esforçarem para conseguir notas altas. Da mesma forma, não as ensinamos a gostar de esportes, nós a ensinamos a vencer jogos. - pg. 61
Os Jogos Cooperativos são jogos com uma estrutura alternativa, em que os participantes "jogam uns com os outros, ao invés de uns contra os outros" (Deacove, 1974) - pg. 67
Weinstein & Goodman (1993) sugerem que... devemos considerar um mundo constituído por " pessoas que são naturalmente cooperativos, alegres e brincalhões, apesar do fato de a maioria de nós ter aprendido a agir de outra maneira". - pg. 71
Contexto de inclusão em que há o suficiente para todos, desde que cada um compartilhe o que tem, provavelmente as ações serão de parceria e confiança. Jogo COM o outro para GANHARMOS JUNTOS. - pg. 73
Aprendendo a jogar dentro do Estilo Cooperativo, desfazemos a ilusão de sermos separados e isolados uns dos outros e percebemos o quanto é bom e importante sermos nós mesmos, respeitarmos a singularidade do outro e compartilharmos caminhos para o bem-estar comum. - pg. 75
"é jogando que criamos laços de identidade com os outros, formando comunidades" (Freire, 1998) - pg. 87
Professores são como "parteiro de ideias", considerado por Galileu-Galilei na antiguidade, cuja missão é ajudar a despertar os potenciais latentes nos outros, para que, nascidos, possam ser compartilhados com todos, em uma verdadeira comunidade de aprendizagem. - pg. 87
O mais importante é proporcionar às crianças, jovens e adultos, possibilidades de verem a si mesmos e aos outros como seres humanos igualmente valiosos, tanto na vitória como na derrota. - pg. 98
O valor de uma pessoa só tinha sentido quando ela era capaz de colocar esse valor à disposição do bem-estar de toda a comunidade. - pg. 102
Critérios que são utilizados para a formação de grupos: - Mês de nascimento por trimestre,- Dia de nascimento 1ª ou 2ª quinzena, - Signos: elementos, ar, fogo, terra, água, Horário de estudos: Manhã, Tarde, Noite. Inicial do nome, Cores da roupa, Preferências: quem prefere café com leite ou suco de laranja. - pg. 103
"Os jogadores são mais importantes que o jogo". - pg. 108
"De uma coisa sabemos. A terra não pertence ao homem: e o homem que pertence a terra, disso temos certeza. Todas as coisas estão interligadas, como o sangue que une uma família. Tudo está relacionado entre si. Tudo quanto agride a terra, agride os filhos da terra. Não foi o homem quem teceu a trama da vida: ele e meramente um fio da mesma. Tudo o que: ele fizer a trama, a si próprio fará" - Chefe Seattle - pg. 109
Estamos todos interligados uns aos outros de modo que cada uma de todas as minhas ações e não ações afeta você e a todos os outros e a todas as coisas, e vice-versa. - pg. 113
Realizar e participar de Jogos em que todos jogam e podem VenSer (ser importante e valioso por Ser quem "É" e não pelos pontos que marca ou recordes que quebra) - pg. 114
Jogos Cooperativos constitui-se numa "Ciência-Arte-Fé" da Convivência entre iguais-e-diferentes, colaborando para aperfeiçoar nossa co-opetência para realizar o (im)possível, desde que o realizamos em parceria e confiança, uns COM os outros. - pg. 118
Somos muito melhores quando compartilhamos a vida com quem a gente ama - pg. 129
Mais indicado começar utilizando Jogos Semicooperativos para grupos com uma cultura não cooperativa ou competitiva muito ativa. - pg. 133
Golfinhos e Sardinhas - Jogos de Inversão
Pessoa pra Pessoa - Jogo Cooperativo Sem Perdedores
Corrida Pô - Jogo de Inversão
Travessia Navegar é Possível... Se for (im)Possível para todos! - Jogo Cooperativo sem Perdedores
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www.projetocooperacao.com.br
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