Como fazer amigos e influenciar pessoas - Dale Carnegie

 


Nome do Livro: Como fazer amigos e influenciar pessoas
Autor(a): Dale Carnegie
Editora: Sextante
Páginas: 223

Levei 26 dias para terminar o livro.

COMO E POR QUE ESTE LIVRO FOI ESCRITO

Estudos conduzidos pelo Instituto Carnegie de Tecnologia. As pesquisas revelam que mesmo em áreas técnicas como a engenharia, apenas cerca de 15% do sucesso financeiro de um profissional se deve ao conhecimento técnico e 85% , à habilidade na engenharia humana - ou melhor, à personalidade e à capacidade de liderar pessoas. - pg. 11
Conhecimento técnico somado às capacidades de exprimir ideias, assumir a liderança e despertar entusiasmo, ele está destinado a ganhar bem mais. - pg. 12
Lemos histórias de vida de todos os grandes líderes, de Júlio César a Thomas Edison... Theodore Roosevelt. Preparei uma palestra curta, que batizei de "Como fazer amigos e influenciar pessoas"... até se transformar numa apresentação de uma hora e meia. - pg. 13
Herbert Spencer "o grande objetivo da educação não é o conhecimento, e sim a ação". E este é um livro de ação. - pg. 16

NOVE SUGESTÕES PARA TIRAR MÁXIMO PROVEITO DESTE LIVRO

1. Desejo profundo e imperativo de aprender, uma determinação insaciável de aumentar sua competência interpessoal
2. Primeiro leia rápido para ter uma visão geral, depois releia com calma.
3. Pause e reflita como aplicar cada sugestão.
4. Lápis, Caneta ou um marcador para marcar e facilitar a revisão
5. Depois de lê-lo inteiro, você deve relê-lo por algumas horas, todos os meses.
6. Sua mente só guarda o conhecimento que é empregado... Isso demanda tempo, persistência e prática diária.
7. Transforme isso em um jogo que o ajude a dominar as regras.
8. Tempo ao processo esclarecedor de autoexame, revisão, avaliação. "Que lições posso tirar dessa experiência?"
9. Caderno para registrar seus triunfos. Cite nome, data e resultado. Manter esses registros inspirará a se esforçar mais.

PARTE 1 - TÉCNICAS FUNDAMENTAIS PARA LIDAR COM AS PESSOAS

99% das vezes as pessoas não assumem responsabilidade por seus atos e não fazem autocríticas por motivo algum, mesmo que estejam completamente erradas. .. Skinner, psicólogo fez experimentos que um animal recompensado pelo bom comportamento aprende bem mais rápido que um animal punido por mau comportamento. - pg. 24
Eis a natureza humana em ação: malfeitores culpando a todos, menos a si mesmos. Todos nós somos assim... Estudei a vida de Abraham Lincoln - pg. 26
Lincoln, "sem ser maldoso com ninguém e sendo bondoso com todos", se manteve em paz. Uma das suas citações preferidas era: "Não julgueis se não quiserdes ser julgado"... "Não os critique. Eles são exatamente como seríamos em circunstâncias semelhantes" - pg.27
De qualquer modo águas passadas não movem moinhos. - pg. 29
Confúcio: "Não se queixe da neve no telhado do vizinho quando a soleira da sua porta não está limpa" - pg. 30
Benjamin Franklin: "Não falarei mal de ninguém e falarei tudo de bom que souber de todo mundo"...Qualquer tolo pode criticar, condenar e reclamar...Mas é preciso ter caráter e autocontrole para compreender e perdoar. "Um grande homem demonstra sua grandeza na forma como trata os pequenos". - pg. 31
        
        PRINCÍPIO 1 -  Não critique, não condene, não reclame

A mais profunda necessidade da natureza humana é "o desejo de ser importante". O desejo de se sentir importante é uma das principais características que distinguem os homens dos animais. - pg. 34
"Considero minha capacidade de despertar entusiasmo o maior dom que possuo, e a maneira mais eficiente de desenvolver o que existe de melhor numa pessoa é o reconhecimento e o encorajamento. Nada é mais eficaz para aniquilar as ambições de uma pessoa do que críticas de seus superiores. Assim, nunca critico ninguém. Acredito em dar incentivos aos trabalho. Portanto, fico ansioso para elogiar, mas odeio achar defeitos. Se gosto de alguma coisa, sou caloroso ao demonstrar reconhecimento e pródigo nos elogios"... "O mal fiz uma vez e para sempre fui lembrado/O bem fiz duas vezes e dele nunca foi falado" - pg. 39
Elogiava seus funcionários tanto em público quanto em particular... Estudos sobre mulheres que abandonam o lar. O principal motivo para partirem é a "falta de reconhecimento". Ficamos tão habituados à presença da outra pessoa que deixamos de dizer o quanto ela é importante. - pg. 40
Com que frequência alimentamos a autoestima das pessoas?... Deixamos de oferecer palavras gentis de reconhecimento que permaneceriam na lembrança das pessoas por muitos anos - pg. 41
A diferença entre reconhecer e bajular é simples. "A bajulação é dizer ao outro exatamente o que ele pensa de si mesmo". Parar de pensar em nós mesmos e começar a pensar nos pontos fortes dos outros. Nos relacionamentos interpessoais, nunca devemos esquecer que todos aqueles que nos cercam são seres humanos que anseiam pelo reconhecimento. - pg. 43
Magoar as pessoas não provoca mudanças nelas e nunca é necessário. "Passarei por este caminho apenas uma vez. Por isso, se existe qualquer bem ou gesto de bondade que eu possa fazer em benefício de qualquer ser humano, que eu faça agora. Que eu não adie ou deixe de lado, pois não passarei aqui novamente." - pg.44

        PRINCÍPIO 2 -  Faça elogios honestos e sinceros

A única forma de influenciar as pessoas é falar sobre o eu elas querem e mostrar como alcançar o que desejam. - pg. 45
"Como estimular essa pessoa a querer fazer isso?" - pg. 47
"Se existe um segredo para o sucesso, ele consiste na capacidade de entender o ponto de vista do outro e enxergar não só com seus olhos, mas também com os olhos dele" - Henry Ford - pg. 49
Explicava como poderia ajudá-los, concentrando-se nas necessidades deles, e não nas dela própria - pg. 54
Raro indivíduo que é altruísta e busca servir aos outros está em grande vantagem. A concorrência é pequena. - pg. 55

        PRINCÍPIO 3 -  Desperte no outro um desejo ardente

PARTE 2 - 6 FORMAS DE FAZER AS PESSOAS GOSTAREM DE VOCÊ

É possível fazer mais amigos em dois meses, demonstrando interesse por eles, do que em dois anos, tentando fazer com que os outros se interessem por você. - pg. 62
"O indivíduo que não se interessa pelo seu semelhante passa pelas maiores dificuldades na vida e causa os maiores males aos outros. É entre esses indivíduos que se verificam todos os fracassos humanos" - pg. 63
Se quisermos fazer amigos, devemos nos dispor a fazer coisas pelos outros - coisas que exigem tempo, energia, generosidade e cuidado... Fiz questão de descobrir a data de aniversário dos meus amigos... Quando a data chegava, o aniversariante recebia uma carta ou um telegrama meu... Se queremos fazer amigos, devemos cumprimentar as pessoas com animação e entusiasmo... Quando alguém lhe telefonar, use esse método. Atenda com um "Alô" num tom de voz que transmita como está feliz com a ligação... Tom de voz que irradie interesse e entusiasmo. - pg. 68
"Nós nos interessamos pelos outros quando estão interessados em nós" - pg. 71

        PRINCÍPIO 1 -  Desenvolva um interesse genuíno pelos outros

As pessoas que sorriem tendem a gerenciar, ensinar e vender com mais eficiência e a criar filhos mais felizes... As pessoas raramente têm sucesso em qualquer atividade quando a executam sem se divertir - pg. 74
Se você espera que as pessoas se sintam bem ao estar cm você, você também precisa se sentir bem ao estar com as pessoas - pg. 75
Aja como se já estivesse feliz, pois isso tende a deixá-lo feliz. - pg. 76
"Não existe nada intrinsecamente bom ou mau; tudo depende do que pensamos", disse Shakespeare - pg. 77
"Um homem sem um rosto sorridente não deve abrir uma loja" - pg. 78

        PRINCÍPIO 2 -  Sorria

Não lembramos os nomes das pessoas por uma simples razão: não dedicamos tempo e a energia necessários a nos concentrar, repetir e fixar as informações na mente. - pg. 83
Ele me chamou pelo nome e me deixou totalmente à vontade. O que mais me impressionou foi seu enorme interesse em tudo o que eu mostrava e dizia. - pg. 84

        PRINCÍPIO 3 -  Lembre-se de que as pessoas consideram o próprio nome o som mais agradável e mais importante de qualquer idioma.

A habilidade de ouvir é tão importante no lar quanto no mundo dos negócios... Até aquelas pessoas mais agressivas ou que adoram criticar tudo amolecem e ficam mais tranquilas na presença de um ouvinte paciente e compreensivo, que permanece em silêncio enquanto ouve o reclamão furioso. - pg. 89

Muitas pessoas não conseguem causar uma boa impressão porque não escutam com atenção... a capacidade de ouvir parece mais rara do que qualquer outra virtude. - pg. 92

        PRINCÍPIO 4 -  Seja um bom ouvinte. Encoraje os outros a falar de si.

A estrada para o coração de uma pessoa é falar sobre aquilo que ela mais preza. - pg. 94

Quando nos concentramos nos interesses do outro, o resultado é recompensador para ambas as partes. - pg. 97

         PRINCÍPIO 5 -  Fale sobre assuntos que interessam ao outro.

Sempre faça com que o outro se sinta importante... "O mais profundo princípio da natureza humana é a ânsia de ser reconhecido" - pg. 99

Pequenas frases demonstram gentileza, como "Desculpe incomodar", "Você faria a bondade de...?", "Por gentileza", "Seria um incômodo?" e "Obrigado". - pg. 100

"Todo homem que encontro é superior a mim de algum modo. E, nesse particular, aprendo com ele" - pg. 102

"Converse com as pessoas sobre elas mesmas e elas o ouvirão durante horas", dizia Benjamin Disraeli - pg. 107

         PRINCÍPIO 6 -  Faça o outro se sentir importante - e seja sincero

PARTE 3 - COMO FAZER AS PESSOAS PENSAREM COMO VOCÊ

Só existe uma forma de ganhar uma discussão: evitando-a. Evite-a da mesma forma que você evitaria cascáveis e terremotos - pg. 111

"Quando dois sócios concordam o tempo todo, um dos dois não é necessário." - pg. 114

         PRINCÍPIO 1 -  A única forma de se dar bem numa discussão é evitando-a

"Veja, eu penso diferente, mas posso estar enganado. Muitas vezes eu me engano. Se isso acontecer, quero ser corrigido. Vamos examinar os fatos." - pg. 117

Como se comportar e aprimorar a personalidade, leia a autobiografia de Benjamim Franklin - pg. 120

         PRINCÍPIO 2 -  Demonstre respeito pela opinião alheia. Nunca diga "Você está errado"

Diga você mesmo todas as coisas depreciativas que você sabe que o outro pretende dizer - e diga antes que a pessoa tenha chance de falar qualquer coisa. - pg. 127

         PRINCÍPIO 3 -  Se estiver errado, admita depressa e de maneira enfática

Fábula sobre o sol e o vento... No fim, o sol disse ao vento que a gentileza e a amizade eram sempre mais fortes do que a fúria e a força. - pg. 139

         PRINCÍPIO 4 -  Comece sendo amigável

Bem mais proveitoso e mais interessante olhar as coisas do ponto de vista do outro e tentar fazer com que a pessoa diga "sim". - pg. 143

"Método socrático", se baseava em  obter um "sim" como resposta. Ele fazia perguntas com as quais o oponente teria que concordar... Fazia perguntas incessantemente, até que, por fim, quase sem perceber, seus oponentes se pegavam chegando a uma conclusão que teriam rejeitado minutos antes. - pg. 144

         PRINCÍPIO 5 -  Faça com que o outro diga "sim" imediatamente

Comecei a falar menos de mim e ouvir mais meus colegas... quando temos tempo para conversar, peço que dividam suas alegrias comigo, e só falo das minhas realizações se me perguntarem. - pg. 149

Perguntar a eles sobre seus desejos e necessidades foi a injeção de ânimo que eles precisavam receber - pg. 149

         PRINCÍPIO 6 -  Deixe o outro falar durante a maior parte da conversa

         PRINCÍPIO 7 -  Deixe a outra pessoa sentir que a ideia é dela

Enxergar a situação sob o ângulo do outro também ajuda a diminuir a tensão quando os problemas pessoais se tornam insuportáveis. - pg. 157

        PRINCÍPIO 8 -  Tente honestamente enxergar as coisas do ponto de vista do outro

"Eu não condeno você por se sentir assim. No seu lugar, certamente me sentiria do mesmo jeito" - pg. 158

        PRINCÍPIO 9 -  Demonstre compaixão e compreensão diante das ideias e dos desejos do outro
        PRINCÍPIO 10 -  Apele para motivos mais nobres

Estamos vivendo a época de dramatização. Dizer a verdade não basta. A verdade tem que ser vibrante, interessante e dramática. É preciso ser um showman. O cinema faz isso. A TV faz isso. E você terá que fazer o mesmo se quiser receber atenção. - pg. 170

        PRINCÍPIO 11 -  Dramatize suas ideias

"Para fazer as coisas acontecerem, é preciso estimular a competição"... "Não estou sugerindo uma competição sórdida, por dinheiro, mas pelo desejo de superação."... "Todos os homens têm medos, mas os corajosos os enfrentam e vão em frente, às vezes rumo à morte, mas sempre rumo à vitória." - pg. 174

        PRINCÍPIO 12 -  Lance um desafio

PARTE 4 - SEJA UM LÍDER: COMO MUDAR AS PESSOAS SEM OFENDER NEM CRIAR RESSENTIMENTOS

É sempre mais fácil ouvir coisas desagradáveis após receber elogios a nossos pontos fortes. - pg. 180

Começar a conversa com elogios é como ir a um dentista que começa com a anestesia. - pg. 184

        PRINCÍPIO 1 -  Comece com elogios e reconhecimento sincero

        PRINCÍPIO 2 -  Aponte os erros alheios de forma indireta

É menos difícil escutar uma lista dos seus erros quando a pessoa que faz a crítica, com humildade, admitindo que também está longe da perfeição. - pg. 188

        PRINCÍPIO 3 -  Fale sobre seus próprios erros antes de criticar o outro

"Talvez você queira considerar essa possibilidade?" ou "Acha que tal coisa poderia funcionar?"... "O que achou?" - pg. 191

Dava as pessoas a oportunidade de fazerem elas mesmas. Nunca mandava seus assistentes fazerem as coisas. Deixava-os pôr mãos à obra e aprender com os próprios erros. - pg. 192

        PRINCÍPIO 4 -  Faça perguntas em vez de dar ordens diretas

Antoine de Saint-Exupéry escreveu: "Não tenho direito de dizer nem fazer nada que diminua um homem diante de seus próprios olhos. O que importa não é o que penso dele, mas o que ele pensa de si mesmo. Ferir alguém em sua dignidade é um crime." - pg. 196

        PRINCÍPIO 5 -  Preserve a dignidade do outro

"O elogio é como a luz do sol para o espírito humano. Não conseguimos florescer nem crescer sem ele. No entanto, embora muitos utilizem o vento frio da crítica, relutamos em fornecer aos nossos companheiros a luz solar do elogio." - pg. 196

"Usar elogios no lugar de críticas é o conceito básico dos ensinamentos... quando a crítica é minimizada e o elogio é enfatizado, as coisas boas que as pessoas fazem são reforçadas e os pontos fracos se atrofiam por não receberem qualquer atenção." - pg. 198

Todos gostam de receber elogios, mas, quando o elogio é específico, transmite sinceridade - não é algo que a outra pessoa só está dizendo para você se sinta melhor. - pg. 199

        PRINCÍPIO 6 -  Elogie todos os progressos, mesmo o menor deles. Seja "caloroso ao demonstrar reconhecimento e pródigo nos elogios".

Você não conhece os tesouros escondidos dentro de você. - pg. 201

        PRINCÍPIO 7 - Dê ao outro uma bela reputação para manter

        PRINCÍPIO 8 - Encoraje. Faça o erro parecer fácil de corrigir.

Faça o outro se sentir feliz por aquilo que você sugere. - pg. 208

        PRINCÍPIO 9 - Faça o outro se sentir feliz por fazer aquilo que você sugere.

A capacidade de falar é um atalho para a distinção... faz com que ela se destaque no meio da multidão... receber um crédito desproporcional por sua real capacidade. - pg. 217

A forma de desenvolver autoconfiança, dizia Carnegie, é fazer aquilo que você teme e ter experiências bem-sucedidas. Por isso, ele obrigava cada integrante da turma a falar em todas as aulas do curso... E, pela prática constante, eles desenvolvem coragem, confiança e entusiasmo, que são transferidos para sua oratória habitual... Seu trabalho era ajudar as pessoas a superar seus medos e desenvolver a coragem. - pg. 221

Dale Carnegie Training oferece programas de treinamento - pg. 223 


Contando a experiência de leitura desse livro foi muito bom ver exemplos de histórias que permite colocar isso em prática. Ajudando tanto no aspecto profissional como pessoal. Recomendo muito ler pelo menos uma vez por ano para refrescar os conceitos para colocar em prática.

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