Gestão Ágil
O que temos não é a falta de tempo e sim, falta de organização, ou seja, priorização constante do trabalho. Saber o que, quando e por que fazer muitas vezes é mais importante do que saber como fazer. Coloque tudo o que precisa fazer em uma grande lista de pendências (backlog), ordene a lista por ordem de importância (tudo que entrega valor ao cliente final - mais importante fica em cima, e o menos importante fica pra baixo), organiza as entregas em pequenos ciclos de trabalho. Identificar os processos, desenhar os processos atuais (como realmente é) permitindo descobrir as ineficiências e oportunidades de melhoria.
O que é Gestão Ágil?
Gestão Ágil é maior que métodos ágeis, o qual inclui todo modelo de gestão que usa ou potencializa os mesmos valores. O projeto é todo dividido em etapas menores, para que seja mais fácil aplicar mudanças sem comprometer a qualidade do projeto utilizado para o gerenciamento. Se refere a qualquer forma de gestão que seja flexível, adaptando-se as mudanças que seja colaborativa, com transparência.
O que foi o Manifesto Ágil?
Análise da gestão de projetos bem-sucedidos ocorreu em 2001 por 17 pessoas, publicando um documento Manifesto Ágil.
Inicialmente utilizados para projetos de TI, mas agora é utilizado no mundo todo.
Ele se baseia em quatro valores:
1. Os indivíduos e suas interações acima de procedimentos e ferramentas;
2. O funcionamento do software acima de documentação abrangente;
3. A colaboração com o cliente acima da negociação e contrato;
4. A capacidade de resposta às mudanças acima de um plano pré-estabelecido.
Pra quem é gestão ágil?
Diferença entre Método Ágil X Método Tradicional
Métodos de gestão ágil mais utilizados
SCRUM
* Todas as pendências do backlog serão executadas seguindo sua ordem de prioridade, sprint a sprint.
* O time faz uma reunião diária de alinhamento de 15 min
* No final de cada ciclo o time apresenta o trabalho feito para as partes interessadas, coleta feedbacks verifica oportunidades de melhoria e mudanças com o sprint review
* O sprint review verifica como foi feito o trabalho com foco na melhoria dos processos com a reunião de retrospectiva.
* Ganhamos agilidade pra acomodar mudanças rapidamente
* Nem sempre é possível organizar o trabalho em ciclos.
* Organiza a bagunça e gera produtividade na execução.
1º Organizar tudo que precisa fazer e entregar (backlog)
2º Planejar pequenos ciclos de execução (sprint)
3º Definir o que dá pra ser executado no tempo de uma sprint
KANBAN
* GESTÃO VISUAL: Melhora significativamente o entendimento de todos, visualizando o fluxo do trabalho da sua equipe, promovendo mudanças evolutivas. Conceito de trabalho puxado, onde pegamos uma próxima atividade, quando há espaço pra isso (precisando ser concluído).
Fluxograma - Mapeamento das etapas
XP - Extreme Programming
"O QUE NÃO É MEDIDO, NÃO É GERENCIADO" - PETER DRUCKER
LEAN (Enxuto)
* Equilíbrio entre ganho de eficiência e respeito pelas pessoas. Surgiu no Japão para realizar a gestão com poucos recursos. Entrega de mais valor com menos esforço. A cultura Lean se pauta em melhoria contínua e respeito pelas pessoas.
* Início:
1. Medir o estado atual das coisas
* Por meio da matriz RAD (Resultados Antes e Depois)
2. Atualizar os resultados
* Prática:
1. Quem é o cliente final da sua área? Quem é o cliente dos seus serviços profissionais?
2. Identificar o que é valor para o seu cliente (o que deseja e está disposto a pagar).
3. Mapear o processo de trabalho com atividade que agregam valor/desperdício (Mapeamento do fluxo de Valor)
POKA YOKE
Criação do processo a prova de erros (evitar a falha humana)
RELATÓRIO A3
5 PORQUÊS
GENCHI GENBUTSU
Gestão Ágil 2.0
Motivação 3.0
* Autonomia: querem sentir que seu trabalho faz sentido, tem sentido fazer o que fazer
* Excelência
* Propósito
"É MELHOR COMEÇAR POUCAS COISAS E TERMINAR DO QUE COMEÇAR VÁRIAS COISAS E NÃO TERMINAR NENHUMA"
OKR (Objective Key Result) alinhamento de todo o time para um único objetivo, quem faz a ponte entre o planejamento estratégico e as metas de execução. Forma simples de alinhar todos no mesmo objetivo. Compartilhar as metas e deixar transparente onde devemos ir.
* Os objetivos devem ser abrangentes e ambiciosos
* Estabelecer no máximo 3 objetivos (seus OKRS)
* Os resultados-chave são as métricas que você vai medir para saber se você está chegando em direção àquele objetivo (podendo ser trimestrais, semestrais ou anuais)
Modelo: Vamos OBJETIVO, e saberemos se fomos bem sucedidos se conseguirmos RESULTADO_CHAVE, RESULTADO_CHAVE e RESULTADO_CHAVE.
Prática (iniciativas e dos projetos):
* Para cada resultado chave, nós mapeamos uais iniciativas, planos ou projetos vamos executar para atingir o resultado.
DESIGN THINKING metodologia sistemática pra gerar inovação, partindo do ponto de vista do ser humano no problema buscando de forma colaborativa para resolver o problema.
* 5 Fases da D.School: 1. Empatia - Definição de pessoas. 2. Definição - o que será feito, 3. Ideação e 4. Prototipagem - como será feito. 5. Teste - verificação da hipótese.
* Prática:
1. Faça um levantamento de quem são as pessoas envolvidas no processo de trabalho. Definir os problemas que buscam resolver. Quais as aspirações que buscam alcançar? Gerar insights sobre as necessidades das pessoas envolvidas no processo.
2. Após a fase 1, definimos o ponto de partida para soluções.
3. Fazer um brainstorming de ideias para resolver o problema definido.
4. Precisamos priorizar ideias as que fazem mais sentido. Protótipo como qualquer coisa que possa ser feita para testar uma ideia.
5. Colocar as ideias selecionadas para teste
"É PRECISO TER FOCO NO QUE REALMENTE IMPORTA"
3 Pilares da Gestão Ágil
Liderança: pessoas lidando com pessoas. Segundo a neurociência a emoção é muito mais forte que a razão. Conhecer os seus gatilhos te ajuda a controlar como reagir às emoções, evitando ser tomado por alguma emoção e tomar decisões equivocadas. Prática da comunicação não-violenta, Management 3.0, Mindset Fixo x Crescimento, Teoria das Motivações, Liderança servidora, Gestão da Confiança, Domínio dos 6 estilos de Liderança, Estágio de formação de um time e tribais, motivação 3.0, técnicas de facilitação
Estratégia: importância do planejamento para o foco e inovação (essencial para a sobrevivência no mercado atual)
Execução: "Estratégia sem execução é completamente inútil"
"LIDERNAÇA E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL SÃO O OURO DA CARREIRA"
Para ter inteligência emocional é necessário ter autoconhecimento, auto controle auto motivação, empatia, habilidades sociais.
Componentes que um bom líder deve desenvolver:
1. Confiar na equipe
2. Orientar o trabalho ao invés de mandar
3. Ter uma boa comunicação
4. Dar feedback para o time
5. Inspirar as pessoas dando um propósito
6. Criar um ambiente de foco e soluções
7. Ter empatia para escutar as pessoas
8. Ter uma boa organização
5 níveis de planejamento
Planejamento estratégico
Plano Macro
Plano de Iniciativas e Backlog
Plano de Ciclos de execução
Planos diários
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