COMUNIÇÃO NÃO VIOLENTA - MARSHALL ROSENBERG

 

 

Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais.

A menos que “ tornemos a mudança que desejamos ver acontecer no mundo”, nenhuma mudança jamais acontecerá.

‘E você sabe que estou dando aquilo não para fazer você ficar me devendo, mas porque quero viver o amor que sinto por você. Receber algo com boa vontade pode ser a maior entrega. Eu nunca conseguiria separar as duas coisas. Quando você me dá algo, Eu lhe dou meu receber. Quando você recebe algo de mim, Eu me sinto tão presenteada.” Quando nos entregamos de coração, nossos atos brotam da alegria que surge e resplandece sempre que enriquecemos de boa vontade a vida de outra pessoa.

Os quatro componentes da CNV: 1. Observação: o que está de fato acontecendo numa situação; 2. Sentimento: como nos sentimos ao observar aquela ação; 3. Necessidades: reconhecemos quais de nossas necessidades estão ligadas aos sentimentos que identificamos; 4. Pedido específico: aguardar ser feito. “Roberto, quando eu vejo duas bolas de meias sujas debaixo da mesinha e mais três perto da TV, fico irritada, porque preciso de mais ordem no espaço que usamos em comum”. “Você poderia colocar suas meias no seu quarto ou na lavadora?”

Receber as mensagens como se fossem presentes de outro ser humano que estava disposto a compartilhar comigo sua alma e suas profundas vulnerabilidades.

Se tivéssemos sido criados falando uma linguagem que facilitasse exprimir compaixão, teríamos aprendido a articular diretamente nossas necessidades e nossos valores, em vez de insinuarmos que algo é ou está errado quando eles não são atendidos. Por exemplo, em vez de “A violência é ruim”, poderíamos dizer: “Tenho medo do uso da violência para resolver conflitos; valorizo a resolução de conflitos por outros meios”.

Aquele que tem o desejo de tornar suas vidas felizes, devem aprender a não comparar com as outras pessoas.

“Os horrores que já vimos, os horrores ainda maiores que logo veremos, são sinal não de que os homens rebeldes, insubordinados e indomáveis estejam aumentando em número no mundo todo, e sim de que aumenta constantemente o número de homens obedientes e dóceis”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer amigos e influenciar pessoas - Dale Carnegie

A Lei da Atração: o Segredo colocando em Prática - Michael J. Losier

Essencialismo - Greg McKeown